Benefícios da Neurocirurgia no Tratamento da Enxaqueca Crônica
Postado em: 20/03/2024
A Enxaqueca é uma causa comum de dores de cabeça recorrentes. Os tratamentos geralmente consistem em modificações no estilo de vida para evitar gatilhos e medicamentos para prevenir ou aliviar as crises.
Para aqueles casos graves e persistentes, a cirurgia pode ser considerada. Existem várias opções cirúrgicas para enxaqueca crônica, como rizotomia e estimulação nervosa. Agende uma consulta com o Dr. Vítor Hugo Pereira para saber mais sobre suas opções de tratamento.
O que é enxaqueca crônica?
A Sociedade Internacional de Cefaleias define enxaqueca crônica como dor de cabeça que ocorre em 15 ou mais dias por mês durante mais de três meses. Pelo menos 8 desses dias de dor de cabeça devem apresentar características de enxaqueca:
- Dor moderada a intensa.
- Sensação pulsante.
- Pode ser unilateral ou afetar ambos os lados da cabeça.
- Piora com atividade física ou movimento.
- Presença de náuseas e vômitos.
- Sensibilidade à luz e ao som.
Possíveis gatilhos
A causa exata das enxaquecas é desconhecida. Pesquisadores identificaram possíveis gatilhos que podem desencadear a doença. Entre os mais comuns estão luzes intensas, alterações hormonais, sons altos, atividade física intensa, odores fortes e falta de sono.
Certos alimentos, como álcool ou cafeína, também podem contribuir. Seu médico pode sugerir manter um diário de enxaqueca para monitorar e identificar seus gatilhos, permitindo evitá-los.
Quando consultar um neurocirurgião?
Não hesite em procurar um médico se sofrer de enxaquecas. Dependendo da gravidade, pode ser necessário consultar um neurocirurgião, especializado em distúrbios cerebrais e do sistema nervoso. Eles são frequentemente especialistas em enxaquecas. Aqui alguns sinais de que é hora de marcar uma consulta:
- Dores de cabeça que interferem no trabalho ou na vida familiar.
- Mais de 15 dores de cabeça por mês.
- Uso frequente de medicamentos sem prescrição.
- Mudanças na visão.
- Episódios de convulsão associados às dores de cabeça.
Exames realizados pelo neurocirurgião
O neurocirurgião começa o diagnóstico com seu histórico médico e pode solicitar testes específicos:
- Eletroencefalograma (EEG): registra os sinais elétricos do cérebro, sendo útil para diagnosticar distúrbios como epilepsia, acidente vascular cerebral e enxaqueca.
- Ressonância Magnética: produz imagens detalhadas do cérebro e dos vasos sanguíneos usando um campo magnético e ondas de rádio. Auxilia no diagnóstico de tumores cerebrais, derrames, infecções e outras condições neurológicas.
- Testes de laboratório: exames de sangue ou punção lombar podem identificar condições médicas, como diabetes ou problemas de tireoide, que podem estar relacionados às enxaquecas.
Como um neurocirurgião trata a enxaqueca crônica?
Os especialistas em neurocirurgia oferecem uma variedade de procedimentos para tratar a enxaqueca crônica. Eles são capazes de realizar intervenções cirúrgicas únicas e avançadas, incluindo:
Bloqueios nervosos: são injeções anestésicas na base do crânio que bloqueiam o nervo occipital, aliviando temporariamente a dor. Embora temporário, o tratamento é bem tolerado e costuma durar alguns meses, geralmente sem efeitos colaterais significativos.
Tratamentos farmacológicos: os médicos prescrevem medicamentos preventivos para reduzir a frequência e a gravidade das crises de enxaqueca. Na maioria das vezes, os pacientes vão precisar de uma combinação de ambos os tipos de fármacos para desenvolver um plano de tratamento.
Cirurgia de descompressão nervosa: este procedimento reduz a pressão sobre os nervos cranianos, aliviando a dor, especialmente em casos de enxaquecas crônicas resistentes que não respondem aos medicamentos.
Você sofre de enxaquecas crônicas que afetam sua qualidade de vida? Marque agora uma consulta com o renomado neurocirurgião Dr. Vítor Hugo Pereira e descubra as opções de tratamento disponíveis para você. Não deixe a dor controlar sua vida!
Dr. Vítor Hugo Pereira
Neurocirurgião funcional de coluna e dor
CRM: 6520
RQE: 4539 / 4744